Estrabismo Afeta 4% da população, pode ser transmitido hereditariamente e é mais comum entre as crianças, mas pode atingir homens e mulheres Texto: Mariana Woj Em condições normais ambos os olhos miram sempre para o mesmo objeto. Deste modo, imagens idênticas formam-se em ambas as retinas e são transmitidas pelos nervos ao cérebro, ond... Ambliopia Ambliopia é a situação do olho que tem visão baixa mesmo com a melhor correção óptica e sendo anatomicamente normal. Um olho amblíope não perdeu a visão, ele não conseguiu desenvolver esta visão. As causas mais frequentes da ambliopia são o estrabismo (o olho que fica torto não desenvolve como ... O que é? É um defeito de posicionamento dos…
O aparelho visual é uma estrutura complexa e delicada. Para que a visão seja perfeita, tudo deve funcionar com precisão, a fim de que a imagem seja focada exatamente na retina. Entretanto, algumas anomalias, congênitas ou adquiridas, podem prejudicar este processo, exigindo o auxilio de óculos, lentes de contato ou, mais recentemente, cirurgias de correção de graus. Se você tem dificuldade para enxergar, provavelmente você tem : • Astigmatismo: visão distorcida (imagem é focada em diferentes planos da retina) • Hipermetropia: dificuldade para enxergar de perto • Miopia: dificuldade para enxergar de longe • Presbiopia: "vista cansada" - em torno dos 40 anos de idade torna-se cada vez mais difícil enxergar de perto. Para a…
Catarata é uma opacidade ou turvação da lente normalmente clara e cristalina do olho, causada pelo processo natural do envelhecimento, alterações metabólicas, lesões, diversas formas de radiação, substâncias químicas tóxicas e certos medicamentos. A catarata, principal causa de perda de visão entre adultos de 60 anos ou mais, prejudica a visão e dificulta as atividades diárias. A condição pode ser comparada a uma janela em que o vidro é fosco ou "embaçado" com vapor. Houve uma evolução rápida no tratamento de catarata ao longo dos últimos anos, que se traduz em benefícios adicionais aos pacientes, incluindo melhores resultados visuais e recuperações mais rápidas. A facoemulsificação (F) é uma técnica cirúrgica avançada, ou seja, cirurgia de…
A maioria dos tratamentos são clínicos, tanto para olho seco como para as irregularidades ou alterações de transparência da córnea. As correções cirúrgicas possíveis, para superfície ocular: laser para cicatrizes, implante de anéis intra-estromais (anel de ferrara), cirurgia de pterígio (com transplante de conjuntiva, com membrana amniótica), correção de simbléfaros, micropuntura para epitélio frouxo recorrente, tratamento de distrofias de córneas, transplantes de córnea , entre outros procedimentos. Veja vídeo:
A maioria dos problemas ópticos, visuais, podem e devem ser corrigidos com uma boa adaptação de lentes de contato. Para isto é preciso que os exames nos forneçam dados detalhados do problema ocular e que tenhamos em mãos diferentes modelos de lentes de contato para teste. Nossa equipe é bem formada em lentes de contato e frequentam os principais cursos disponíveis na área. Temos todos os modelos de lentes e trabalhamos com os principais laboratórios do país. Visite a página: http://www.soblec.com.br/
O glaucoma é uma doença na qual ocorre lesão do nervo óptico relacionada a pressão intraocular alta. Ele pode ser agudo ou crônico. O dano glaucomatoso leva à perda da visão periférica (visão que permite perceber objetos ao nosso redor), devido à lesão das fibras dos nervos que se originam na retina e formam o nervo óptico. O principal fator de risco relacionado a esta lesão é a pressão interna do olho alta, porém existem outros fatores envolvidos. O glaucoma agudo ocorre quando a pressão interna do olho torna-se extremamente alta e causa perda súbita e grave da visão. A pressão intraocular média está em torno de 16 mmHg, porém pode variar entre 10 e…
A retina é uma fina membrana que forra o fundo do olho. Toda a luz que chega ao interior do olho é captada pela retina e transformada em impulsos elétricos. Estes impulsos são enviados ao cérebro, onde ocorre a formação da imagem. O descolamento de retina é a separação da retina de seu local de aderência no fundo do olho. Assim, a luz que penetra no olho não é captada e, consequentemente, os estímulos elétricos não chegam ao cérebro, o que resulta em diminuição de visão. O sintoma mais importante é o aparecimento súbito de uma cortina escura, progressiva e precedida, geralmente em dias ou semanas, por manchas escuras móveis (borramentos) que parecem mosquitos ou…
Devido à delicadeza da área, quando pretender realizar uma cirurgia de rejuvenescimento na região dos olhos deve-se contar coma a visão de um especialista que conjugue bom conhecimento plástico-estético com um ponto de vista oftalmológico, ou seja, um cirurgião que devolva ao mesmo tempo beleza e função. Esta é a visão que norteia a "Oculoplástica", uma área cirúrgica especializada em alterações do contorno dos olhos tanto funcionais como estéticas. Atualmente usamos "Técnicas Minimamente Invasivas para Rejuvenescimento Oculofacial", ou seja, nossa meta é melhorar a aparência e função das pálpebras usando os métodos menos detectáveis e que produzem os resultados mais naturais. Isto pode ser feito de várias maneiras como exemplo: abordar os "bolsões" das pálpebras…
1 - Tonometria de contato Godmann, Perkins; 2 - Tonometria de não contato, tipo sopro 3 - Microscopia especular de córnea 4 - Ceratoscopia computadorizada ou topografia de córnea 5 - Paquimetria corneana 6 - Biometria 7 - Ultrassonografia diagnóstica e a biomicroscópica 8 - Campimetria computadorizada ou análise de campo visual 9 - Retinografia, foto de papila e estereofoto de papila 10 - Angiofluoresceinografia ou retinografia fluorescente 11 - Tomografia de coerência óptica ou OCT 12 - Capsulotomia yag laser 13 - Iridotomia ou iridectomia yag laser 14 - Fotocoagulação de retina ou laser de retina 15 - Mapeamento de retina 16 - Exame de motilidade ocular ou teste ortóptico 17 - Exercícios ortópticos…